Como os motores de busca funcionam

Eu sei que você quer ver o seu site aparecendo na primeira página do Google, mas você sabe o que é um buscador e como os motores de busca funcionam? Leia este artigo, entenda o funcionamento dos motores de busca e melhore a sua classificação no Google, Yahoo e outros search engines.

O que é um motor de busca?

Motores de busca são basicamente algorítimos de computador que ajudam os usuários a encontrar as informações mais relevantes. Eles buscam em bilhões de páginas a palavra chave que o usuário procura e organizam os resultados por relevância. Cada empresa tem o seu próprio algorítimo. É por isso que os resultados do Yahoo são diferentes do Google, por exemplo. Esses algorítimos são compostos de 2 elementos básicos: o spider/crawler e o índice.

Tá legal, mas como é que os motores de busca funcionam ?

Um elemento essencial para o funcionamento dos buscadores é o spider. Esse programa automatizado lê páginas da web e segue todos os links para outras páginas dentro e fora do site. Se você tem um site, provavelmente já viu um desses 3 robôs nos seus logs: Googlebot (do Google), Slurp (Yahoo!) E MSNBot (MSN Search).

  motores de busca

O segundo elemento do nosso buscador é o índice. Um índice é como um enorme catálogo ou inventário de sites da web. Ele contém uma cópia de cada página ou arquivo que o spider encontra. Se uma página muda, esse catálogo é atualizado com novas informações. Às vezes leva tempo para novas páginas ou mudanças serem adicionadas ao índice. Assim, uma página pode ter sido visitada pelos spiders, mas ainda não ter sido "indexada". Até que uma página tenha sido indexada - adicionada ao índice - ela não estará disponível nos motores de busca. É por isso que o seu site pode não estar aparecendo no Google. Ele não foi indexado ainda.

Como o Google, Yahoo determinam a relevância de um site?

Cada motor de busca desenvolveu suas próprias regras e equações matemáticas conhecidas como algortmo, que ele usa para definir a ordem de sua classificação. Saber exatamente como o Google determina sua relevância, por exemplo, é um segredo que só os engenheiros da empresa conhecem. A "ciência" que estuda esse tipo de assunto é chamada SEO ou otimização de sites para motores de busca.


Tutoriais relacionados divulgação de site

Privacidade | Contato | Mapa do site